Tão antiga quanto o homem, a religião sempre acompanhou a história da humanidade e ainda hoje se reflete na sociedade.
Uma de suas manifestações culturais e históricas é o turismo religioso, praticado por aqueles que buscam crescer em espiritualidade ou por motivos culturais.
Quase todas as religiões têm esse movimento com diversos objetivos e alguns destinos turísticos são muito conhecidos pela sua importância religiosa.
Apesar de Foz do Iguaçu não ser um destino turístico religioso, alguns dos seus pontos turísticos atraem pessoas seja pela curiosidade cultural ou relevância da religião.
No post de hoje, vamos te mostrar os principais locais espirituais em Foz do Iguaçu e sua importância para os praticantes religiosos, turismo e sociedade.
- O que é turismo religioso?
- Tipos de turismo religioso
- Os principais locais espirituais de Foz do Iguaçu
- Conclusão
O que é turismo religioso?
Basicamente o turismo religioso é caracterizado por viagens com o objetivo espiritual ou motivos religiosos.
O turismo religioso no Brasil acaba sendo muito relacionado com os católicos, no entanto, essa é uma prática abrangente, que envolve quase todas as religiões.
No Brasil, segundo dados do G1, 50% da população é católica, 31% evangélicos, 3% espírita, 2% religiões afro-brasileiras e apenas 10% declararam não ter religião.
Ou seja, 90% dos brasileiros são praticantes de alguma fé, bem como 84% da população mundial afirma seguir alguma religião, o que demonstra o potencial do turismo religioso.
Em 2017, o Ministério do Turismo publicou que o turismo religioso no Brasil faturou R$ 15 bilhões com a venda de pacotes para destinos religiosos.
E de acordo com a OMT, em 2021, 330 milhões de pessoas praticaram o turismo religioso, gerando um lucro de R$18 bilhões anuais.
Tipos de turismo religioso
São diversas as modalidades dessa prática, como por exemplo:
Peregrinações
Que são os deslocamentos temporários de pessoas de uma região para outra localidade considerada sagrada, seja para cumprir votos, orar, suplicar, etc.
Romarias
Envolve a caminhada por longas distâncias em busca de um favor espiritual.
Penitência
Viagens onde os fiéis buscam se redimir de seus pecados fazendo sacrifícios.
Festas e Espetáculos
No Brasil algumas festas religiosas se destacam tanto, que as pessoas se deslocam para apreciar.
E há ainda apresentações tradicionais com o mesmo poder de atração, como a encenação da Paixão de Cristo.
Visita a templos e locais sagrados
É o caso de Meca, cidade sagrada dos muçulmanos, que atrai fiéis de todo o mundo.
Inclusive muçulmanos fazem peregrinações até lá, sendo também um local de referência para as suas orações.
Retiros espirituais
Muitos grupos religiosos promovem retiros para se aprofundar e se desenvolver espiritualmente.
Isso pode ocorrer na mesma cidade, mas em uma área mais isolada ou pode envolver uma viagem. Essa prática é comum entre evangélicos e budistas, por exemplo.
Viagens missionárias e voluntariado
Alguns religiosos viajam com o fim de propagar a sua fé em regiões onde ela não é muito conhecida.
Assim como há as viagens religiosas para voluntariado, onde é praticada a caridade em um lugar mais necessitado.
Eventos
Muitos grupos religiosos promovem congressos, convenções, encontros espirituais com temas religiosos.
Esses eventos geralmente envolvem viagens e a necessidade de serviços como hospedagem, restaurantes, etc.
Os principais locais espirituais de Foz do Iguaçu
Em Foz do Iguaçu, a diversidade religiosa é bem representada tanto quanto religiões brasileiras, como também com algumas religiões mundiais.
Isso é devido à riqueza étnica existente na nossa cidade, com habitantes de origem de vários países do mundo e várias outras regiões brasileiras.
Muitas dessas comunidades construíram templos para que pudessem continuar a se reunir com outros fiéis e praticar a sua fé!
Alguns deles, acabam sendo pontos para um turismo religioso, ainda que muitos os visitem apenas pela curiosidade cultural.
A seguir, vamos citar os principais templos e manifestações religiosas e filosóficas da cidade.
Mesquita Omar Ibn Al-Khattab
Construída em 1983 pela comunidade arabe de Foz, a mesquita da religião sunita é um importante templo para esse grupo religioso e que entrou para a rota do turismo de Foz.
A mesquita não apenas representa a 2a maior comunidade arabe do Brasil, mas também manifesta sua importância cultural para a cidade.
A mesquita atualmente é aberta ao público que deseja simplesmente conhecer mais sobre a religião islâmica ou apreciar sua arquitetura.
No entanto é cobrado ingresso para a visitação, onde os recursos são direcionados para projetos sociais financiados pela mesquita.
📍Endereço: R. Meca, 599 – Jardim Central, Foz do Iguaçu – PR
Templo Budista
Em 1996, fiéis do budismo Mahayana que buscavam um lugar para meditação, inauguraram o Templo Budista Chen Tien.
Hoje o local tem mais de 120 estátuas que representam reencarnações de Buda, dispostas em um lindo espaço ao ar livre.
O local é aberto para visitação, para aqueles que desejam conhecer o templo ou também meditar.
📍Endereço: Rua Doutor Josivalter Vila Nova, 99.
Paróquia São João Batista
A Paróquia São João Batista foi a primeira igreja católica da cidade. Em 1924, uma antiga moradora doou uma imagem de São João Batista para a primeira celebração e com isso, ele se tornou o padroeiro da paróquia.
Localizada bem no centro de Foz, a primeira paróquia construída pegou fogo um ano depois da primeira missa.
A estrutura atual foi finalizada somente em 1952, ainda assim, o local tem grande importância histórica para a cidade sendo um marco para religião católica na região.
📍Endereço: Av. Jorge Schimmelpfeng, 70 – Centro, Foz do Iguaçu – PR.
Catedral Diocesana Nossa Senhora de Guadalupe
Na vila A, um bairro a 5km do centro, fica a Catedral de Nossa Senhora de Guadalupe, que é a Padroeira da América Latina, originária do México.
A escolha da padroeira e a arquitetura da catedral, levou em consideração as características da nossa região de fronteira.
A catedral é inspirada na Cruz Grega e foi construída no ponto mais alto da cidade, tendo cada detalhe de sua construção muito simbolismo.
Só para ilustrar, a catedral tem 3 portas de entrada sendo que cada uma simboliza um dos países da fronteira – Brasil, Paraguai e Argentina.
O templo ainda está em construção, mas já é possível visitá-lo e apreciar a sua parte externa.
📍Endereço: Av. Paraná, 5440 – Vila A, Foz do Iguaçu – PR
CEPAC – Centro Espírita Paz, Amor e Caridade
O Cepac foi a primeira instituição espírita da cidade, fundada em 1922 pela família do Sr José Vicente Ferreira, que já frequentava o Centro Espírita “Paz Amor e União” em Curitiba.
Apesar de terem enfrentado perseguição no início, a postura da família fez novos adeptos e o movimento ganhou mais força na década de 60.
Nesse período construíram uma escola beneficente que atendia crianças sem condições financeiras e ficou ativa até 1975.
No espaço estudaram alunos de toda a tríplice fronteira, ou seja, não só brasileiros, mas também alunos paraguaios e argentinos.
Hoje o CEPAC segue ativo na sua propagação doutrinária, assim como em suas obras sociais, sendo reconhecido em seus 90 anos de história e de contribuição para a sociedade iguaçuense.
📍Endereço: R. Quintino Bocaiúva, 1156 – Centro, Foz do Iguaçu – PR
Conscienciologia – (CEAEC)
Apesar de não se considerarem uma religião, a conscienciologia é movimento dissidente do espiritismo fundado pelo médium e cirurgião plástico brasileiro Waldo Vieira.
Contudo, o seu foco é no estudo da consciência e suas manifestações, portanto, o movimento se denomina de cunho pseudo-científico.
Em Foz do Iguaçu está a Cognópolis, que é um Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC).
É praticamente um bairro com 11 condomínios e 35 laboratórios, que contam com cerca de 1000 voluntários.
Além disso, conta com o Tertuliarium, um plenário em forma circular para debates. A Aldeia dos Gênios, com bustos de várias personalidades históricas.
Atualmente, o local continua aberto à visitação para aqueles que se mostram interessados.
📍Endereço: Rua da Cosmoética, 1635 – Cognópolis.
Casa de Luz vovó Maria Conga
Um dos maiores representantes das religiões afro-brasileiras em Foz, a Casa Luz Vovó Maria Conga é um dos maiores centros de umbanda da cidade.
O santuário leva o nome de uma das principais líderes quilombolas, que chegou como escrava na Bahia, mas conquistou sua alforria aos 35 anos, contribuindo para o acolhimento de pessoas escravizadas e conservando sua religião de origem.
A umbanda, presente no Brasil desde 1908, une a filosofia cristã, espírita e reencarnacionista. E tem como seus 3 principais fundamentos a fé, amor e caridade
A Casa de Luz, conta com mais de 100 médiuns, sendo que 80 permanecem no local prestando serviços de apoio àqueles que os buscam.
📍Endereço: O espaço fica em uma chácara de 17.000 m2 na zona rural Arroio Dourado em Foz do Iguaçu.
Conclusão
E você, é adepto de uma dessas religiões? Já fez turismo religioso? Ou já conheceu algum desses locais?
Seja você religioso ou não, sempre é bom conhecer um pouco sobre a religião do outro, entender sua fé e com isso aprender a respeitar a diversidade religiosa.
Em Foz do Iguaçu, a Mesquita, o Templo Budista, a Paróquia e a Catedral já fazem parte do city tour na cidade, uma ótima oportunidade de conhecer esses locais.
Para saber mais sobre o City Tour entre outros passeios na região, é só chamar um de nossos atendentes pelo whatsapp.
E, por fim, se deseja saber mais sobre turismo em Foz, continue lendo o nosso blog que tem sempre novidades fresquinhas para você!