Esse evento é para você que gosta de jogos online e todo esse universo de gráficos, personagens, internet. Aqui em Foz do Iguaçu, acontecerá a 12º edição da SBG, no final de outubro, mas você sabe de onde vem essa fama dos jogos on-line? Se ficou curioso, vem comigo que te explico tudo.
Usando apenas a internet, os jogadores, podem ter qualquer tipo de jogo, desde os mais simples, até os mais avançados; conectados com seus amigos através de redes sociais ou login, é só acessar e começar a batalha, sem estar no mesmo lugar, só com um e-mail e senha. Com a internet em velocidade gigantesca de hoje, tudo acontece em tempo real, junto com vozes e ações, como se estivesse lado a lado, abrindo novos campos para o entretenimento. No entanto, nos dias de hoje, alguns fatores impedem seu alcance, seja pelo valor da rede de internet e também das mensalidades que alguns jogos pedem sem considerar que há atualizações, logo, o jogador terá um equipamento melhor, para ter o melhor desempenho.
A história…
FONTE: Banco de imagens
Os primeiros jogos começaram a ser lançados em 1989 e eram por via de ligação direta local ou se houvesse algum grupo em outro país querendo jogar, haveria de fazer ligação interacional, também conhecida como – internet discada. A grandes desvantagens nessa época era jogar só com um adversário que conhece sua cidade de fato ou então que houvesse um grau de parentesco – caso não quisesse pagar um conta telefônica muito grande – pois as ligações eram ligadas por modem de seus computadores e a linha convencional de telefone. Um sufoco só, não é mesmo?
“Antes mesmo desse ano, só era possível jogar on-line se houvesse um conhecimento muito avançado de técnica, paciência e dinheiro também entra nesse pacote, pois a conta era muito grande”
Lá por volta de 1992, começou ficar muito falado jogos via BBS – usuário se conectava a esse serviço e desafiava vários adversários onde quer que estivesse, mas com aquela mesma história de jogar com um deles, quem tivesse a maquina mais rápida ganhava. Mas essa fase de conversar, participar de uma comunidade, escolher com quem jogar, abriu um novo caminho para a distração. Foi nessa época que os primeiros jogos online começaram a fazer grande sucesso e trazer cada vez mais gente para as comunidades. Como por exemplo.: Doom (em sua primeira versão), Descent (jogo de naves), Jane’s F-15 (jogo de caças) entre outros.
Em 1994 as BBS progrediram e se tornaram grandes serviços nacionais, integrando grandes números de cidades e milhares de jogadores: eram os serviços online como a Compuserve e a America Online.
Adiando um pouco mais, em 1995 as vantagens que a internet era muito grande em relação a do passado, agora podendo alcançar grandes distancias, tendo liberdade de jogar onde quiser e sem pagar (jogos gratuitos). Foi nessa época que surgiram jogos mais aprimorados, com interfaces adequadas para jogar em rede online, como Doom 2, Descent 2, Heretic, MechAssaunt e os demais.
FONTE: Banco de imagens
“Foi a partir desse ano que os jogos online via rede mundial de computadores se consolidaram e só vieram a crescer se tornando “a diversão do futuro”.
Já em 1997, a chegada das conexões com alta velocidade e acessível ao público em geral, os jogos online começavam a se tornar uma grande massa. Nessa época existia servidores e comunidades só para esses jogadores. Os jogos do tipo FPS – um gênero de jogo de computador e consoles, centrado no combate com armas de fogo no qual se enxerga a partir do ponto de vista do protagonista, como se o jogador e personagem do jogo fossem o mesmo observador – se firmaram como os preferidos desse público e deve-se a eles o avanço desses jogos na Internet. Foi nessa época que o primeiro Quake – jogo de tiro – apareceu vindo a se tornar no futuro um sucesso online.
Depois de 1997, os jogos e as redes, só foram aumentando, assim surgiu o MMORPG – são jogos do tipo RPG que reúnem multidões de jogadores numa mesma partida. Cada jogador participa de um mundo virtual (frequentemente, com temática medieval) e joga com centenas ou mesmo milhares de outros jogadores. –
Esses jogos geralmente são pagos mensalmente e costumam oferecer um meio de socialização virtual como se fosse na vida real: os personagens se casam constroem casas, tem trabalho…
Jogos por rede…
FONTE: Banco de imagens
O jogo do estilo multi-jogador tem chegado à atenção de empresas que patrocinam torneios no mundo pela internet, dando ao jogador a hipotese de se inscrever em jogos pela internet ou em lan party’s.
Assim que SBGames chega à sua 12º edição, voltada principalmente ao público acadêmico, envolvido com a área de jogos e entretenimento digital, o SBGames acontecerá no Bourbon Cataratas Convention em Foz do Iguaçu, próximo do dia 29 de outubro e finalizando no 1º de novembro.
Seguindo o modelo como nas edições anteriores, o simpósio, é o maior evento acadêmico da América Latina na área, trazedo novidades divididas em 5 trilhas: Computação, Artes e Design, Indústria, Cultura e Educação, permitindo que expositores e participantes apresentem artigos e pôsteres – sendo que no caso da trilha de Indústria, painéis e palestras também estão inclusos.
Você vindo para esse evento, pode ficar no Hotel Tarobá que faz parceria com a Combo Iguassu, tendo transporte de ida e volta para todos os lados e também pode fazer aquela vista as Catartas, Itaipu, fazer compras no Paragauai.
GOSTARAM DE NOSSAS DICAS
Você é um turista que gosta de saber tudo sobre o destino que irá viajar? Gosta de tirar dúvidas, fazer perguntas e gostaria que tivessem pessoas moradoras do destino e outros viajantes para te dar feedbacks e indicar os melhores locais e dar conselhos valiosos para sua viagem? Pensando exatamente nisso a Combo Iguassu criou um grupo no facebook para auxiliar quem viaja a Foz do Iguaçu e gostaria de mais dicas de turismo, passeios e hospedagem na cidade. Um grupo feito completamente para tirar dúvidas e fazer perguntas relacionadas a esses quesitos aí em cima. Basta procurar no facebook pelo grupo “Dicas de passeios, turismo e hospedagem em Foz do Iguaçu” que aparecerá nosso grupo, ou clicando neste link azul em cima do nome do grupo.