Se você já visitou esta hidrelétrica em Foz, é bem provável que ficou impressionado com o passeio na usina de Itaipu e suas curiosidades que são repassadas durante o tour.
E realmente, é de impressionar!
Não é á toa que ela deixou de ser apenas uma usina, mas se tornou um dos principais atrativos da cidade de Foz do Iguaçu-PR.
Se ainda não conhece o passeio ou se já conhece e gostaria de relembrar algumas dessas curiosidades, não deixe de ler esse blog.
Uma leitura rápida, mas que no mínimo você sairá com mais conhecimento daqui! Vamos lá?!!
Mas antes, confira o que você verá nesse texto:
Sobre a Itaipu Binacional
Inaugurada oficialmente dia 5 de novembro de 1982, a Itaipu Binacional surgiu a partir de um acordo entre o Brasil e o Paraguai que foi firmado em 1973.
Assim, surgiu com o objetivo de aproveitamento hidroelétrico do rio Paraná pelos dois países.
Atualmente, a Usina de Itaipu possui uma capacidade de produção de 14.000 MW nas suas 20 turbinas, sendo uma das maiores geradoras de energia do mundo.
Além disso, também se tornou um importante ponto turístico para turistas que vem conhecer Foz do Iguaçu, chamando atenção pela sua grandiosidade, técnica e beleza.
As atividades turísticas que estão disponíveis dentro do Complexo Turístico da Itaipu são:
- Itaipu Especial;
- Itaipu Panorâmica;
- Refúgio biológico;
- Itaipu Iluminada;
- Itaipu by Bike.
Estes passeios podem ser feitos durante o período da manhã e da tarde, sendo somente a Iluminação da barragem no período noturno, ocorrendo apenas nas sextas e sábados.
>> Voce também pode se interessar por:
- História👉: 08 fatos históricos sobre a Usina Hidrelétrica de Itaipu
- Mais sobre os passeios👉: Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional: descubra toda a sua grandeza!
Usina de Itaipu- curiosidades
Além de todas essas características, a Itaipu possui muitas curiosidades que percorrem toda sua história e que faz com que ela pareça ainda maior e mais encantadora.
Só para você ter uma ideia do tamanho da obra grandiosa, dá uma olhada nas comparações que a própria usina utiliza como exemplo.
Quantidade de concreto
Uma curiosidade que demonstra sua grandeza é a quantidade de concreto usado na sua construção, um volume de 12,7 milhões de m³, quantidade suficiente para construir 210 maracanãs no Rio de Janeiro.
Durante a colocação desse concreto, em 14 de novembro de 1978, a Itaipu bateu o recorde sul-americano de concretagem.
Lançando na obra 7.207 metros cúbicos de concreto equivalente a um prédio de dez andares a cada hora, ou seja, 24 edifícios no mesmo dia.
Quantidade de Ferro e Aço
Já com a quantidade de ferro e aço seria possível construir 380 Torres Eiffel.
Estímasse que durante a construção da Itaipu foram necessários 40 mil trabalhadores diretos.
Aliás, os trabalhadores possuem um quadro de homenagem com a fotografia de alguns deles dentro do Ecomuseu da Itaipu (no momento desativado, 2022*).
Energia produzida
Com a energia produzida pela Itaipu é possível suprir 17% do consumo brasileiro e 76% do consumo paraguaio.
Só para ilustrar, para se obter a mesma quantidade de energia que a Itaipu produz diariamente, seria necessário queimar 536 mil barris de petróleo.
Mas isso, causaria uma poluição muito grande, além do petróleo não ser uma fonte de energia renovável.
Quantidade de água
Comparando o volume de água da Itaipu com o das Cataratas do Iguaçu, temos que o volume máximo de água do vertedouro da Itaipu é 40 vezes maior que a vazão média das Cataratas.
Assim como toda a vazão média das Cataratas do Iguaçu equivale a vazão de duas turbinas da Itaipu.
Do mesmo modo, o reservatório da Itaipu que foi formado pela barragem do rio Paraná tem 1.350 km², o que é maior que toda a área urbana da cidade de São Paulo.
Toda a vazão do Rio Sena na França movimentaria apenas 1 unidade geradora de Itaipu;
Tamanho da barragem
Já a altura da barragem principal é de 196 metros, equivalendo a um prédio de 65 andares.
Outra curiosidade, é que não apenas uma, a barragem da Itaipu é na verdade um conjunto de 6 barragens:
Duas de terra, uma a esquerda e uma a direita, uma barragem de enroscamento, uma de ligação, a barragem principal e um a barragem lateral na direita.
Conclusão
Agora que você viu tudo sobre a usina de Itaipu e curiosidades, que tal conhecê-la pessoalmente e se surpreender ainda mais nesse magnífico passeio?
Para saber mais, é só chamar um de nossos consultores que te darão mais detalhes e dicas dos melhores passeios da cidade.
E por fim, se quiser ler mais curiosidades como essa, continue explorando o nosso blog.
Caso esteja planejando sua viagem a Foz, conte com a Combo Iguassu, temos tudo para tornar a sua experiência inesquecível!
*Atualizado 11/10/2022
Siga nossas redes sociais!