Uma das sete maravilhas da natureza, as Cataratas do Iguaçu, é localizada na fronteira entre Brasil e Argentina, e uma das dúvidas que muitos turistas têm ao pensar em visitar o atrativo é de como chegar as Cataratas Argentina.
As Cataratas do Iguaçu
As Cataratas do Iguaçu é um conjunto de cerca de 275 quedas de água no Rio Iguaçu, e é localizada no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, Brasil e o Parque Nacional Iguazú, em Misiones, na Argentina.
A área total de ambos os parques correspondem a 250 mil hectares de floresta subtropical, e é considerada Patrimônio Natural da Humanidade.
Foi eleita como uma das sete maravilhas da natureza, onde o Brasil também tem outro atrativo que o ocupa o ranking: A Floresta Amazônica.
Mas, como chegar as Cataratas Argentina?
Uma das formas de chegar as Cataratas Argentina é atravessando a Ponte Internacional Tancredo Neves, ou também popularmente conhecida como Ponte da Fraternidade, que no momento se encontra fechada por conta da pandemia de covid 19.
Mas quando aberta, a Combo Iguassu tem os melhores transportes para levar para te levar no país vizinho.
Além de poder conhecer outros atrativos do outro lado da fronteira, como o bar de gelo, a tradicional feirinha e outros passeios que vão te fazer amar a cultura argentina.
A Viagem de Foz do Iguaçu até o Parque Nacional Iguazú na Argentina leva cerca de 40 minutos e para cruzar a fronteira é necessário estar com o RG em mãos (em bom estado de conservação e no máximo 10 anos de expedição).
Formas de ir as Cataratas Argentina
Ônibus
O transporte público (Río Uruguay) sai da cidade de Puerto Iguazú para o Parque Nacional do Iguaçu a cada 30 minutos.
Sua rota começa no Hito de las Tres Fronteras (Arg.), passando ao lado do terminal de ônibus, na Rua Mem de Sá.
O ônibus é confortável e possui ar-condicionado, e uma das vantagens em relação aos outros tipos de transporte é que há uma pista expressa para passagem o transporte, o que ajuda não ficar preso no engarrafamento.
Principalmente em finais de semana e feriados, onde carros ou táxis esperam por horas para atravessar.
Vans de Turismo
É possível contratar serviços de hotéis e de agências que disponibilizam transportes, como o Tarobá Hotel.
e a Combo Iguassu, que tem vários pacotes de passeios com transporte, que oferece diversas vantagens, principalmente em relação a comodidade e conforto para se deslocar até o atrativo.
É a forma mais comum de como chegar as Cataratas Argentina saindo do Brasil e onde o turista também pode programar melhor seu dia, afinal de contas, tem horário marcado para ida e para volta.
Carro
Se preferir ir de carro pessoal, será necessário tirar o seguro Carta Verde, que é obrigatório para cruzar a fronteira do Brasil e Argentina de carro. Outra opção é alugar um carro em alguma locadora.
Porém é valido ressaltar que ainda tem os valores de estacionamento para quem escolher essa opção.
Tem como chegar as Cataratas Argentina, atravessando a fronteira a pé?
Diferente da fronteira entre Brasil e Paraguai, que é de fácil acesso, para atravessar a fronteira entre Brasil e Argentina, pode ser a opção mais difícil, porém há tamém aqueles que gostam de se aventurar caminhando.
Porém para aqueles que optarem para ir dessa forma, é sugerido que vá cedo com antecedência, pois o percurso iniciando na ponte, é de aproximadamente 40 Km (basicamente o dobro do percurso da Meia Maratona das Cataratas Brasileira)pela “Avenida das Cataratas” Argentina.
Algumas dicas para deseja atravessar a fronteira
Confira a documentação necessária
Todas as formas de atravessar a fronteira exigem que ao chegar na aduana, independente de como turista atravessará (seja de van, carro ou ônibus), desçam no local e apresentem a documentação necessária, sendo aceitos passaportes ou identidades.
A carteira nacional de habilitação não é válida. Outros tipos de documentos como certidão de nascimento, ou que não possuem foto também não podem ser utilizados. Por isso é sempre bom revisar e ver se todos os documentos estão certos para que não haja problemas ao chegar na fronteira.
Faça o câmbio de dinheiro antes de atravessar a fronteira
Nas Cataratas Argentina só são aceitos pagamento em Peso argentino (moeda nacional deles). Muitas vezes isso pega os turistas de surpresa, e ao fazer a troca de moedas no local, as taxas de câmbio na argentina são mais alta do que no Brasil.
Portanto realizar o câmbio do dinheiro antes pode se tornar mais em conta para o bolso do viajante e não trazer transtornos na hora da compra de ingressos.
Saia cedo e aproveite ao máximo o passeio
Nas Cataratas Argentina você pode fazer 6 diferentes circuitos com o mesmo ingresso, mas cada um com um visual diferente e diversas quedas. Para fazer todo esse percurso é aconselhado que o turista vá cedo e sem pressa para voltar, pois assim pode aproveitar o passeio ao máximo.
Utilize roupa e calçados confortáveis
Grande parte do passeio é feito em trilhas, o que significa que os turistas terão que caminhar bastante, por isso é sempre bom ir com roupas calçados confortáveis que não machuquem os pés.
É sempre bom ter uma garrafinha de água junto para ir se hidratando, já que no caminho das trilhas não há local para comprar ou encher a garrafa de água, portanto ter uma reserva junto pode ser valioso durante o passeio.
Conclusão
Aqui você pode ver algumas formas de como chegar as Cataratas Argentina. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco que estaremos tirando todas as dúvidas que precisar.
Pesando em vir para Foz do Iguaçu para visitar um dos destinos turísticos mais procurados do mundo? A Combo Iguassu te leva para conhecer todos eles, basta você qual pacote desejar. A hospedagem pode ficar por conta do Tarobá Hotel ou Pop Hotel.
A YouTuber Joyci Eleiny já viajou com a Combo Iguassu, confira o que ela falou nas redes socais.
Crédito de imagem de capa: Parque Nacional Iguazú
Texto escrito por Henrique Cemin