Se você já visitou as Cataratas do Iguaçu ou está se preparando para conhecê-la, com certeza algumas curiosidades do Parque Nacional do Iguaçu (PNI) já passaram pela sua cabeça.
O parque tem motivos de sobra para ser eleito um Patrimônio da Humanidade pela Unesco e ainda uma das 7 Maravilhas do Mundo.
E para enriquecer seu passeio por lá com informações interessantes sobre o local, a Combo Iguassu separou algumas curiosidades que talvez você nunca tenha ouvido falar.
Ficou interessado?
Então desvende agora cada uma delas:
- O PNI é o último remanescente de Mata Atlântica e refúgio de algumas espécies em extinção
- Você sabe por que a onça-pintada é o símbolo do PNI?
- Você sabia que as Cataratas do Iguaçu já foram chamadas de Cachoeira Santa Maria?
- O Parque Nacional do Iguaçu já foi uma propriedade Privada
- Se tornou um parque público graças a Santos Dumont
- A área do PNI não abrange só Foz do Iguaçu
- Maior parte das quedas ficam no lado argentino
- As Cataratas do Iguaçu tem mais de 120 milhões de anos
- Há pessoas que moram dentro do PNI
- A sede administrativa do parque foi construída para um presidente
- O dinheiro arrecadado do PNI auxilia na manutenção de várias unidades de conservação do Brasil
- Já recebeu celebridades do mundo inteiro
- Já foi cenário de vários filmes
Curiosidades do Parque Nacional do Iguaçu | Conclusão
1. O PNI é o último remanescente de Mata Atlântica e refúgio de algumas espécies em extinção
O PNI – Parque Nacional do Iguaçu tem grande importância para a preservação da Mata Atlântica no território brasileiro, pois hoje restam dela somente 12,4% do que existia originalmente.
A floresta da Mata Atlântica está presente em 15% do território nacional e em 17 estados. Ela abriga 2 mil espécies de plantas e animais e muitos deles estão em extinção.
É triste saber que o parque abriga os últimos resquícios de plantas nativas como: palmito-juçara e peroba-rosa, por exemplo.
2. Você sabe por que a onça-pintada é o símbolo do PNI?
A escolha faz todo o sentido, pois as onças são consideradas uma espécie guarda-chuva e são essenciais porque a sua reprodução natural indica um equilíbrio no ecossistema da região.
Isso significa que para as onças sobreviverem é preciso uma grande área de mata preservada e com muitas espécies de presas.
Nas Américas, as onças são os maiores predadores e estão em extinção por diversos motivos, como caças ilegais, desmatamento, atropelamentos, etc.
Mas a boa notícia é que o trabalho de conservação dessa espécie no PNI tem obtido sucesso.
Hoje, a maior população delas está nos Parques Nacional do Iguaçu e Iguazú, com um total de 22 onças-pintadas.
3. Você sabia que as Cataratas do Iguaçu já foram chamadas de Cachoeira Santa Maria?
Difícil de imaginar as famosas quedas do rio Iguaçu sendo chamadas de Santa Maria, mas sim, esse foi o primeiro nome delas.
Isso foi quando o primeiro explorador do local, o espanhol Alvar Nuñes Cabeza de Vaca, encontrou o local em 1542 e as batizaram com esse nome.
4. O Parque Nacional do Iguaçu já foi uma propriedade Privada
No século XIX, a Colônia Militar chegou à atual região de Foz do Iguaçu com a missão de distribuir terras entre os colonos, para ocupar a região por brasileiros.
E foi assim que o uruguaio Jesús Val se tornou proprietário das terras, onde hoje é o Parque Nacional do Iguaçu.
5. Se tornou um parque público graças a Santos Dumont
Em 1916 o inventor e aviador Alberto Santos Dumont visitou as Cataratas por iniciativa do dono de um dos primeiros hotéis em Foz do Iguaçu.
Ele ficou tão encantado com o lugar que se indignou com o fato de ser uma área privada e logo ao deixar a cidade, pediu a desapropriação do local junto ao governo do Paraná.
Ah, então é isso! Muitas pessoas passam pelo parque, tiram fotos com a estátua do Santos Dumont e não fazem ideia que ele foi um dos grandes responsáveis em tornar o local público.
E só para você saber, aquela estátua de bronze foi feita no Tamanho Real do inventor.
Sim, ele era um pequeno grande homem!
6. A área do PNI não abrange só Foz do Iguaçu
É isso mesmo, a área do Parque Nacional do Iguaçu não fica somente em Foz do Iguaçu. O parque abrange 14 municípios do Paraná, além do lado argentino. São eles:
- Capanema;
- Capitão Leônidas Marques;
- Santa Lúcia, Lindoeste;
- Santa Tereza do Oeste;
- Diamante d’Oeste;
- Céu Azul;
- Matelândia;
- Ramilândia;
- Medianeira;
- Serranópolis do Iguaçu;
- São Miguel do Iguaçu;
- Santa Terezinha de Itaipu;
- Foz do Iguaçu.
A área total da unidade de conservação é de 185 mil hectares, mas quando se soma ao Parque Nacional Iguazú, da Argentina, se totalizam 250 mil hectares de área protegida.
Isso é o equivalente a 350.140 campos de futebol!
7. Maior parte das quedas ficam no lado argentino
O privilégio de ter as Cataratas do Iguaçu em seu território é, em maior parte, da Argentina, pois das 275 quedas que compõem as Cataratas, 2 terços ficam no lado deles.
Mas temos uma vantagem: A melhor vista da maioria das quedas, fica no lado brasileiro.
8. As Cataratas do Iguaçu tem mais de 120 milhões de anos
As famosas quedas das Cataratas do Iguaçu já tem idade avançada, segundo alguns estudos geológicos que afirmam que elas se formaram entre 120 e 130 milhões de anos.
E o mais interessante é que no princípio as Cataratas eram onde se encontram o Marco das Três Fronteiras, de acordo com um estudo da Mineropar (Serviço Geológico do Paraná).
9. Há pessoas que moram dentro do PNI
Já imaginou morar dentro do Parque Nacional do Iguaçu? Pois é, esse privilégio é de poucos…
Hoje, as pessoas que moram dentro do parque são policiais, pesquisadores e alguns funcionários do parque que tem autorização para residir lá.
Inclusive já existiu uma vila dentro do parque, a comunidade Santo Alberto, que chegou a ter 2500 moradores, mas que foi desapropriada em 1973.
10. A sede administrativa do parque foi construída para um presidente
Logo que a região se tornou Parque Nacional, a casa que hoje é a sede administrativa do PNI foi construída nos anos 40, para ser a casa de férias do Presidente Getúlio Vargas.
No entanto, a casa nunca foi utilizada para esse fim.
11. O dinheiro arrecadado do PNI auxilia na manutenção de várias unidades de conservação do Brasil
O PNI foi o primeiro e é uma das 4 unidades de conservação federais que trabalham com o modelo de concessão de serviços à iniciativa privada.
Esse modelo de gestão ajuda na preservação dos parques, além de contribuir com as outras mais de 300 unidades de conservação espalhadas pelo país.
12. Já recebeu celebridades do mundo inteiro
Já pensou ir nas Cataratas e tirar uma selfie com o Jack Chan? Ou fazer a trilha do parque e dar de cara com a Katy Perry?
No Parque Nacional do Iguaçu isso é possível, inclusive a selfie do Jackie Chan aconteceu mesmo com os sortudos que visitaram o parque no dia.
O PNI já recebeu grandes figuras públicas do mundo inteiro, como a inesquecível Lady Di, Jackie Chan, Katy Perry, Luciano Huck e Angélica, Xuxa Meneghel e muitos outros.
13. Já foi cenário de vários filmes
E falando em famosos, vale lembrar que a própria Cataratas do Iguaçu é uma celebridade e já apareceu em vários filmes.
Só para citar algumas das produções, o parque já foi cenário dos filmes: A missão (1986), Indiana Jones (2008), Tartarugas Ninja (2016) e Pantera Negra (2018).
Você também pode se interessar por: Curiosidades sobre os passeios em Foz do Iguaçu
Curiosidades do Parque Nacional do Iguaçu | Conclusão
Então? Conta pra gente, quantas dessas curiosidades sobre o Parque Nacional do Iguaçu você não tinha ideia a respeito?
Agora seu passeio pode ficar muito mais rico com essas informações e ainda melhor com a Combo Iguassu. É só clicar na nossa aba de passeios para saber mais!
Além disso, você pode acompanhar tudo sobre o turismo em Foz do Iguaçu em nosso blog ou em nossas redes sociais, é só nos seguir!